Qual a melhor: parafusadeira elétrica ou a bateria?
Qual a melhor parafusadeira para você? Sabia que fazer a escolha errada pode colocar todo o seu trabalho a perder? Veja abaixo quando uma parafusadeira elétrica ou uma com bateria é o ideal.
Para que serve a parafusadeira?
A parafusadeira é a ferramenta usada para apertar e soltar parafusos e porcas. Ela é muito usada na montagem de móveis, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo, otimizando o trabalho, pois precisa de menos tempo para executar essa tarefa do que chaves manuais.
Elétrica ou com bateria: Qual a melhor parafusadeira?
A parafusadeira elétrica é aquela que possui cabo conectado à energia. Já a que é alimentada por bateria não precisa estar ligada a uma fonte externa. Entenda, a seguir, as principais vantagens e desvantagens de cada uma para escolher corretamente a melhor parafusadeira.
Vantagens da parafusadeira elétrica
- Preço – costumam ser mais baratas, pois não têm o custo da compra de bateria associado.
- Autonomia – por estar ligada à rede elétrica, essa parafusadeira trabalha ininterruptamente por mais tempo.
- Resistência – geralmente, as parafusadeiras elétricas são mais resistentes que as com bateria.
Desvantagens a parafusadeira elétrica
- Menor liberdade – às vezes, será necessário o uso de extensões para alcançar distâncias. Em alguns casos, seu uso é inviável por falta de tomadas.
- Riscos de choque – problemas elétricos e curtos circuitos podem provocar acidentes. Seu fio pode ter partes desencapadas e dar choque ao encostar.
- Mais pesadas – Geralmente são mais pesadas que as parafusadeiras a bateria.
Vantagens da parafusadeira a bateria
- Maior liberdade – por não estar conectada a fontes de energia, essa parafusadeira pode ser usada com mais liberdade sem limite de distância ou alturas.
- Recursos tecnológicos – por terem tecnologia mais avançada, oferecem recursos diversos, como luz de led e carregador USB.
- Mais leve – por serem feitas para serem carregadas por aí, são mais leves e portáteis.
Desvantagens a parafusadeira a bateria
- Menor autonomia – só funcionará enquanto houver carga suficiente na bateria para alimentá-la. Esquecer de carregar pode ser um problema.
- Menor resistência – costumam ser mais sensíveis e, portanto, menos resistentes.
Finalmente, qual é a melhor entre essas duas opções?
Considere o tipo de trabalho que você precisa executar, avalie se sempre terá uma tomada por perto e se sua ferramenta precisará ser transportada constantemente. Por exemplo, alguém que deseja ter ferramentas para uso contínuo em oficinas, a parafusadeira elétrica é a melhor opção.
Porém, se você pretende realizar trabalhos esporádicos ou precisa de maior liberdade para transporte de sua máquina, opte pela parafusadeira a bateria. Lembre-se de manter sua bateria carregada e a manutenção em dia.
Veja o vídeo abaixo e entenda melhor a diferença entre cada máquina e qual é a melhor para cada caso.
Outras dicas como essa você encontra aqui, em nosso blog de dicas de ferramentas.