Por que minha máquina de solda desliga sozinha?
Você sabe o que fazer quando a máquina de solda desliga sozinha? Defeitos nesses equipamentos assustam o usuário, pois parecem ser mais complexos do que são. Quando ela começa a “apagar”, por exemplo, é fácil pensar que sua vida útil acabou.
Para desmistificar algumas questões, conheça os principais tipos de máquinas de solda e o que pode estar desencadeando o seu desligamento automático.
Tipos de máquina de solda
Existem dois tipos distintos desse equipamento, cada um utiliza uma maneira distinta para realizar o mesmo trabalho. Veja abaixo quais são e como cada um funciona.
Transformador de solda
A máquina de solda com transformador, utiliza a energia da rede elétrica e a transforma em uma fonte de calor capaz de derreter objetos.
Inversora de solda
A máquina inversora transforma correntes alternadas de eletricidade em corrente contínuas, resultando em uma solda mais macia e melhor acabamento.
Apesar de a vida útil dos dois tipos de máquina ser elevada, alguns problemas surgem durante seu uso. Um deles é o seu desligamento automático. Esse evento é comum e tem algumas explicações. Entenda a seguir o que pode estar acontecendo.
Confira 4 motivos pelos quais a máquina de solda desliga sozinha
Caso sua máquina tenha apenas desligado, ela não está queimada. Uma das razões para isso ter acontecido é o superaquecimento. O relé térmico, responsável por equilibrar o calor nesses equipamentos, pode ter interrompido o funcionamento por questão de segurança.
Algumas outras razões para isso estão listadas abaixo, acompanhe.
Rede elétrica inadequada
Esse é um dos principais motivos pelos quais sua máquina de solda desliga. Inclusive, nesses casos, sugerimos que chame um eletricista, pois o prejuízo pode ser ainda maior, danificando outras máquinas ligadas em sua rede.
As máquinas de solda no geral e em especialmente as transformadoras trabalham com uma amperagem muito alta. Assim sendo especialmente para uso doméstico normalmente as casas não estão preparadas para trabalharem com esta amperagem elevada.
Máquinas de solda em 110v.
Nesta voltagem sua máquina gasta energia em dobro e a amperagem dobra, em relação a mesma em 220v. Máquinas de solda em 110v devem ser usadas apenas para pontear, jamais para fazer cordões de solda.
O uso inadequado de eletrodos
Eletrodos muito grossos podem causar esforço extra da máquina. Verifique a indicação do fornecedor e nunca use acima do indicado. A utilização correta evita o super aquecimento e o desligamento dela.
Certifique-se com o fabricante qual é o Eletrodo recomendável e a amperagem ideal. Atualmente, com tantas máquinas portáteis, as melhores opções são os eletrodos mais finos (2,0 mm no máximo 2,5 mm). São eficientes e fáceis de encontrar.
Qualidade do produto
Não se deve esperar muito de uma máquina de baixo custo. Geralmente, a qualidade do produto é proporcional ao seu valor de venda. Logo, equipamentos muito baratos entregam serviços de categoria inferior aos dos concorrentes mais caros.
Portanto, invista em máquinas adequadas a seu uso, deixando o preço do produto como última avaliação a ser feita. Existem ótimos equipamentos para reparo externo profissional, mas que não atendem soldas contínuas. Não economize em qualidade.
Para soldadores inexperientes ou que fazem apenas pequenos reparos domésticos existem máquinas adequadas. Uma conversa com o vendedor ou uma breve pesquisa mostrará qual será o melhor investimento.
Conclusão
Máquinas de solda desligam sozinhas por diferentes motivos. Após avaliar os quatro fatores que citamos aqui, visite um assistente técnico para ser dado o diagnóstico correto sobre o problema do seu equipamento. Interrompa o uso assim que perceber o mau funcionamento para evitar agravamentos.
Quanto à escolha do equipamento, avalie corretamente suas necessidades para investir em um que atenda a todas elas com eficiência. Em caso de dúvidas sobre a aplicação da máquina, leia nosso artigo sobre segurança no processo de soldagem e evite acidentes.