Diferença entre Esmerilhadeira e Lixadeira: Qual comprar?
Esmerilhadeira e lixadeira são encontradas facilmente no mercado, mas escolher a que mais se adequa ao seu trabalho pode ser um desafio. Você sabe, por exemplo, a diferença entre esmerilhadeira e lixadeira? Saberia qual comprar hoje?
Então, continue lendo esse material e aprenda a decidir entre elas, entendendo para que serve cada uma e quais critérios levar em conta na hora de escolher a sua.
O que é uma esmerilhadeira?
Primeiramente, entenda do que se trata uma esmerilhadeira. Ela é uma máquina que realiza trabalhos de corte, acabamento e lixamento de materiais metálicos. Existem três tipos de esmerilhadeira: a bateria, pneumática e angular.
Apesar de possuir funções parecidas com as da lixadeira, não se trata da mesma ferramenta. Uma das características que a separa da lixadeira é a capacidade de operar com metais.
Além disso, sua estrutura é composta por uma lâmina, que é acionada a partir de um motor e trabalha verticalmente sobre o material, em diferentes ângulos. Existem diferentes possibilidades de corte, basta escolher o melhor disco de corte para esmerilhadeira e ela entregará um trabalho perfeito.
Para que serve a esmerilhadeira?
Agora que você entendeu o que é uma esmerilhadeira, entenda para que serve na prática. Na indústria e na construção civil, ela é utilizada para cortar peças metálicas, como chapas, vigas, telhas, calhas e outras.
Outra função dessa ferramenta é retirar rebarbas que sobram depois do corte, por isso também é conhecida como rebarbadora.
Além das duas funções já citadas, a esmerilhadeira pode ser usada para lixar e dar acabamento a materiais metálicos. Por esse motivo, pode ser confundida com a lixadeira.
O que é uma lixadeira?
Uma lixadeira é responsável, principalmente, por lixar, polir e dar acabamento. Ela é composta por um disco de lixa movido por um motor. Fácil de manusear e transportar, pode ser usada sobre bancadas ou em outras superfícies.
Tipos de lixadeira: Orbital e Roto-orbital
Existem alguns tipos de lixadeiras, dos quais destacamos a orbital e a roto-orbital. Apesar de serem bastante parecidas no nome e na estrutura, você deve saber a função de cada uma para comprar corretamente.
- Lixadeira orbital – utilizada para acabamentos mais leves e lixamentos mais suaves.
- Lixadeira roto-orbital – tem capacidade de lixamento mais potente e remoção de materiais.
Nós temos um material que pode ajudar você a escolher entre a lixadeira orbital ou roto-orbital.
Para que serve uma lixadeira?
Já entendemos o que é uma lixadeira e quais são os dois principais tipos, agora entenda quais são as suas principais funções.
- Lixar paredes;
- Fazer acabamento em materiais;
- Remover resquícios de materiais em superfícies;
- Preparar paredes para receber pintura;
- Remover bolor.
Conheça a diferença entre esmerilhadeira e lixadeira
Finalmente, percebemos que a diferença está, principalmente, na função que cada uma desempenha. Veja:
- Lixadeira — serve para dar acabamento, lixar e polir.
- Esmerilhadeira — além de polir, serve para cortar metais e tirar rebarbas.
Porém, existe uma outra diferença entre elas duas: a rotação. A lixadeira tem uma rotação de, aproximadamente, 5.500 rpm. Isso significa que é uma baixa rotação e ela é útil em acabamentos, como falamos acima, pois não tem força suficiente para cortes.
Enquanto isso, a esmerilhadeira tem uma rotação de, aproximadamente, 11.500 rpm, que a capacita para cortes, desbastes e remoção de materiais. Além de ser forte o suficiente para realizar cortes, pode fazer acabamentos com polimentos pesados.
Agora que você entendeu a diferença e sabe como escolher sua ferramenta, visite nossa loja online de ferramentas e encontre esmerilhadeiras e lixadeiras perfeitas para seu trabalho.