O guia para quem saber tudo sobre ferramentas

10 Principais ferramentas de marceneiro: Elétricas e manuais

0

Ferramentas de marceneiro, elétricas e manuais, são fáceis de encontrar no mercado. São diferentes marcas e modelos disponíveis para profissionais, amadores e artesãos. Veja abaixo quais são as principais e para que servem.

Ferramentas elétricas para marceneiros

Essa é uma categoria de ferramentas que funciona eletricamente, por meio de bateria ou ligadas diretamente à rede elétrica. Veja, abaixo, quais são as principais utilizadas em marcenarias e por marceneiros amadores.

Furadeira e Parafusadeira

Furadeira e parafusadeira a bateria

Indispensável em trabalhos com madeira, a parafusadeira/furadeira é responsável, basicamente, por fazer furos e instalar parafusos. Instalação de prateleiras, montagem de móveis e perfuração para colocação de parafusos são algumas das utilidades desse equipamento.

Além de encontrar essa máquina para venda com facilidade, o marceneiro pode optar entre diversas marcas e modelos.

Veja como escolher entre parafusadeira/furadeira elétrica ou a bateria

Serras de esquadria

As serras de esquadria são úteis para fazer cortes angulados e transversais. Possui um braço capaz de se mover para cima e para baixo, no qual está presa a lâmina responsável pelo corte.

Geralmente, é usada em grandes oficinas ou na indústria, quando há grande demanda de trabalho. 

Serras de mesa

As serras de bancada, ou mesa, são diferentes das serras de  esquadria, pois são melhores para cortes retos e possuem uma lâmina fixa, incapaz de ser movimentada em qualquer direção. Podem ser aplicadas tanto na construção de pequenas peças quanto na confecção de peças grandes, como portas e móveis.

Lixadeiras elétricas para marcenaria

As lixadeiras são responsáveis por dar o acabamento nas peças que foram cortadas. Existem lixadeiras manuais, de uso doméstico, que podem ser encontradas em qualquer casa de construção. 

Lixadeira para madeira

Porém, os marceneiros profissionais têm grandes peças para lixar e precisam otimizar o seu trabalho. Para isso, existem as lixadeiras elétricas orbitais e roto-orbitais. Veja aqui a diferença entre elas.

Ferramentas manuais para marceneiros

Além das elétricas, as ferramentas manuais também são importantes e fazem parte da rotina de oficinas de marcenaria. Conheça, a seguir, algumas das mais usadas e que não podem faltar. 

Trena 

A trena foi desenvolvida para medir distâncias maiores com mais precisão. São usadas tanto nas oficinas quanto na marcenaria amadora. Elas existem em diferentes tamanhos e formatos e são obrigatórias para o trabalho com madeira.

Réguas

Diferente da trena, as réguas medem pequenas distâncias e não dobram. São precisas e servem, além de medir, para fazer traços e demarcar regiões mais específicas na superfície a ser trabalhada.

Nível a laser

Níveis a laser são mais comuns em construções e reformas, mas também são úteis no trabalho com madeira . Eles ajudam a fazer cortes mais retos e a definir o melhor lugar para fazê-lo.

Veja como usar um nível a laser.

Martelos

Além do martelo comum, aqueles que quase todo mundo tem em casa, os marceneiros contam com o auxílio de diferentes categorias dessa ferramenta. Conheça, abaixo, os tipos de martelo para marceneiros:

  • Martelo de pena – pequeno e leve, é utilizado para colocar tachas e pinos na madeira. 
  • Martelo de estofador – pequeno e serve, principalmente, para bater pregos pequenos e finos.
  • Martelo de borracha – com a cabeça emborrachada, é muito usado em construção, mas também serve na marcenaria para colocação de pregos em peças mais frágeis.

Esquadro

O esquadro é usado para medir e marcar. Ele é fundamental para as etapas de planejamento e construção de peças. Na marcenaria, o mais utilizado é o esquadro speed square, que permite fazer marcações de diversos ângulos e pode ser usado como guia de corte.

Como usar o esquadro Speed Square da Swanson

Veja no vídeo abaixo como usar esse esquadro na marcenaria. 

Serrote

É uma ferramenta manual usada para eliminar sobras de madeiras ou fazer pequenos reparos. Quanto mais dentes o serrote possuir, mais fino será o corte realizado. Além de madeira, também pode ser usado para cortar canos de PVC e outros materiais. 

Considerações finais sobre ferramentas de marceneiro

O mundo da marcenaria é amplo e apaixonante. As ferramentas para trabalho em madeira são encontradas facilmente e, geralmente, são acessíveis. Acompanhe nossas publicações e fique por dentro do universo das ferramentas elétricas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.