Ferramentas para eletricistas: O que não pode faltar?
Todo eletricista precisa ter a seu alcance as ferramentas fundamentais para cada tipo de trabalho que executa. Para ajudar você a montar um arsenal, fizemos uma lista de tudo o que não pode faltar quando se trata de ferramentas para eletricistas.
Ferramentas para eletricistas que não podem faltar
Agora, trazemos uma lista completa que deve ser lida e compartilhada com todos os profissionais da área para grantir dias tranquilos de trabalho.
Chaves de fenda e Phillips
As chaves Phillips apertam ou soltam parafusos que tenham seu formato em fenda cruzada ou em formato de X. Elas costumam ter as pontas chatas e estreitas para serem introduzidas em peças do tipo fenda.
Alicate de bico
Essa ferramenta tem a função muito parecida com a de um alicate de pressão. Porém, sua cabeça longa permite que ele alcance lugares de difícil acesso. Esta mesma característica também facilita no caso de trabalhos mais delicados e minuciosos.
Alicate de corte
Sua função é cortar materiais resistentes, como arames, fios de cobre, alumínio e aço. Um ponto importante a ser analisado é o cabo, que pode ou não ser isolado. Opte sempre pelo que for mais adequado a você.
Alicate decapador de fios
Desencapar os fios é uma tarefa realizada com muita frequência pelos eletricistas. Por isso, é importante ter a ferramenta adequada sempre por perto. Improvisar com estiletes e facas é extremamente arriscado e pode causar graves acidentes.
Alicate universal
O alicate é uma ferramenta articulada que serve para multiplicar a força aplicada pelo usuário e incidi-la sobre o objeto desejado. Então, os alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso.
O alicate da Belzer é um caso interessante. O isolamento dele segue o padrão VDE, que funciona como certificação de segurança para muitas indústrias e até mesmo empresas geradoras de energia de diversas cidades.
Chave-inglesa
O principal uso da chave-inglesa é na aplicação de torque em parafusos. Por ter várias regulações possíveis, pode ser utilizado em peças de diversos tamanhos. Eletricistas devem procurar uma que tenha o cabo isolado pelo contato constante com correntes elétricas.
Multímetro
O multímetro consegue medir a eletricidade de várias formas e medidas diferentes. Então, se você trabalha com corrente contínua, alternada, medição em volts, medição em Ampere e até mesmo em Ohm, o multímetro lhe auxiliará muito.
Martelete
O martelete é uma máquina indispensável em casos de instalação. Se você precisa fazer furos em paredes, esta é uma máquina que você vai usar diariamente. Mas você também precisa conservá-la para que sua vida útil seja duradoura. Saiba como cuidar das suas ferramentas.
Como escolher as melhores ferramentas para eletricistas?
Escolha suas ferramentas considerando o seu uso em cabos condutores de eletricidade. Ou seja, opte sempre por aquelas que possuem cabos isolados e com proteção antichoque.
Outra dica: escolha todas dentro de um mesmo padrão de tamanho, para que possam ser carregadas sempre juntas em uma única maleta. Isso facilita a locomoção, o que é muito importante, pois seu trabalho é sempre realizado fora de uma oficina.
É importante optar por produtos de qualidade, já que o profissional não pode ficar sem suas ferramentas por um dia sequer. Quando uma delas quebra ou para de funcionar, o eletricista tem que parar seu trabalho até ela ser consertada.
Escolha suas ferramentas com cautela e sem pensar em economia, compre sempre as que possuem qualidade e que atendam suas necessidades. Assim, você será mais competente no seu serviço e poderá trabalhar sem interrupções. Conheça a loja CS Ferramentas e garanta os melhores produtos.
Sou a Beatriz Azevedo, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.