Lixadeira elétrica Orbital ou roto-orbital: Qual escolher?
O acabamento das peças é uma das etapas mais delicadas em construções e reformas. Deixar a superfície livre de imperfeições não é uma tarefa fácil quando feita manualmente, podendo levar horas para ser finalizada. Porém, existe a lixadeira elétrica orbital e a roto-orbital, que agilizam o processo e entregam um serviço ainda mais perfeito.
Conheça as diferenças entre essas duas máquinas e saiba qual delas se adapta melhor ao seu trabalho.
Lixadeira elétrica orbital
Essas máquinas são recomendadas para trabalhos mais leves e lixamentos suaves. De forma geral, podem ser usadas em madeira MDF, drywall, madeira compensada, massas e paredes.
A lixadeira orbital, normalmente, é mais leve, de menor porte, possui uma base quadrada e produz menos pó se comparada a outros modelos. Ela costuma ter um custo mais acessível e seu acabamento é mais delicado.
As lixas utilizadas por essa máquina podem ser as de folha cortada, o que facilita a procura do material. Por outro lado, pode reduzir sua eficiência, pois há chance de se usar lixas de baixa qualidade, que rasgam e precisam ser trocadas com frequência.
Entre fazer o serviço manualmente e fazer com uma lixadeira elétrica orbital, escolha a segunda opção.
Lixadeira elétrica roto-orbital
Esse modelo é indicado para marcenaria, carpintaria e funilaria, porque tem mais força e oferece melhor acabamento e remoção de imperfeições maiores.
Diferente da orbital, o roto-orbital tem a base redonda e realiza movimentos de rotação, oferecendo mais possibilidades de trabalhos.
Ele possui duas funções: a de vibração (oscila) e a rotação (girar). A vibração risca a superfície e a rotação tira esse risco, melhorando o acabamento.
Com a junção delas, essa ferramenta consegue entregar um acabamento bem superior comparado ao do modelo orbital. Além disso, o roto-orbital possui reservatório de pó, o que deixa o serviço mais limpo.
Outro ponto interessante é as lixas serem presas por um sistema de velcro, facilitando a substituição. Todas essas qualidades têm um custo mais elevado, tanto do equipamento quanto das lixas.
Tem dificuldade para escolher a melhor furadeira? Confira nossas dicas.
Conclusão
Veja, abaixo, um resumo de cada uma das lixadeiras elétricas de acordo com suas principais características.
Lixadeira orbital
- Trabalhos mais delicados;
- Menor precisão;
- Usada em massa corrida, paredes, madeiras e drywall;
- Mais barata;
- Admite lixas comuns;
- Mais leve e portátil.
Lixadeira roto-orbital
- Trabalhos mais pesados;
- Melhor acabamento geral;
- Maior custo;
- Usada em superfícies mais rígidas;
- Dois tipos de movimentos;
- Mais pesada.
Para escolher a mais adequada para seu serviço, defina onde e como sua lixadeira será usada. Pense também em que tipo de resultado será necessário, avaliando qual delas entregará o que espera.
Deixe comentários e dúvidas logo abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus colegas. Visite agora a loja CS Ferramentas e encontre a lixadeira ideal para você!