Como cuidar das ferramentas? 3 Dicas para evitar assistência técnica
Existem formas de aumentar e manter a vida útil de uma ferramenta elétrica. Conheça essas três dicas valiosas para quem quer fugir da assistência técnica e cuidar das ferramentas da maneira correta.
Como cuidar das ferramentas: 3 Cuidados essenciais
Para manter suas ferramentas bem conservadas, os cuidados devem começar na compra. Pesquisar boas lojas e as melhores marcas é o primeiro passo. Isso garante a aquisição de um equipamento de boa qualidade e procedência.
Portanto, fuja de marcas desconhecidas, lojas com baixa reputação ou equipamentos com o preço muito abaixo do mercado. Essas são verdadeiras armadilhas e é muito provável que você fará um péssimo negócio.
Após encontrar uma boa loja e pesquisar as marcas, você prossegue com a compra. Veja abaixo o que fazer para manter suas ferramentas bem cuidadas a partir daqui.
Compre uma máquina que se adequa ao seu serviço
Imagine que você tenha uma assistência técnica de notebooks e celulares. Para fazer a manutenção desses aparelhos, você precisa de uma parafusadeira. Como o trabalho será feito com peças pequenas e frágeis, você precisa de uma máquina leve.
Na loja que você está pesquisando pela ferramenta, você encontra uma parafusadeira de impacto na promoção. Ela custa o mesmo que uma máquina convencional. Qual das duas você deve escolher?
Então, nesse momento, mesmo que seja um bom negócio em termos financeiros, comprar uma máquina potente pelo mesmo preço de uma convencional não vai ser um bom negócio. A parafusadeira de impacto não atende às suas necessidades e, provavelmente, não vai servir.
Portanto, opte sempre pelo equipamento direcionado ao fim que você precisa.
Faça manutenção preventiva
Não espere a máquina dar problema! A manutenção preventiva identifica problemas que podem fazer com que sua máquina pare de funcionar. O diagnóstico precoce evita os defeitos e você continuará usando sua máquina ininterruptamente, não atrapalhando assim o seu serviço ou o seu projeto.
Algumas máquinas como as da DeWalt possuem garantia de até 1 ano com manutenção grátis. Dentro desse ano você pode levar a sua máquina até duas vezes para uma boa manutenção preventiva, onde problemas na escova de carvão ou no rolamento podem ser identificados.
Faça a aplicação correta da sua máquina
Cada ferramenta é criada para determinado fim e isso deve ser obedecido. Algumas pessoas costumam desviar ou adaptar suas ferramentas para que elas cumpram uma função diferente.
O resultado disso pode ser um defeito irreversível em sua máquina, o que seria um grande prejuízo se ela custar caro. Portanto, use cada máquina de acordo com o que o fabricante orienta no manual.
Agora que você conhece os cuidados essenciais para evitar a assistência técnica, conte pra gente o que você tem feito para conservar suas máquinas e equipamentos. Visite nossos outros conteúdos e fique por dentro de todas as dicas sobre ferramentas.